exposição canoar

canoar v. verbete não encontrado no dicionário.
1 deslizar sobre a água remando dentro de uma canoa. 2 praticar canoagem, seguir o curso de rios encachoeirados. 3 navegar. 4 fig. praticar camaradagem. 5 fig. estar inacessível. 6 fig. ouvir o som das águas. 7 fig. ouvir mais alto os próprios pensamentos. 8 fig. romper o silêncio. 9 fig. ver na escuridão. 10 fig. escutar o céu.

Eduardo Carvalho é biólogo, nasceu em São Paulo, vive e trabalha em Ribeirão do Sul. Desde 2005 pratica canoagem de expedição. O desejo de canoar fez nascer um grupo de amigos que planeja e realiza várias expedições por ano, e ao longo do tempo já conheceu mais de 25 rios de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Piauí.
A necessidade de fugir da civilização, se embrenhar na natureza à procura de refúgio, levou Eduardo a descobrir paisagens intocadas onde animais e plantas vivem plenamente. Pelas suas fotos podemos imaginar os lugares remotos que conheceu: a Terra que a civilização esconde. De repente estamos dentro da canoa com a proa apontada para o curso de um rio, com as margens à nossa volta.
Como voltar à civilização depois de ter visto o invisível, Eduardo? Como viver na cidade sem estrelas? As fotos na nossa memória limpam o ruído e a sujeira. Com calor, frio, barulho, no meio da multidão, é fechar os olhos, e com a proa cortar a água.

Ana Carolina Ramos

Ficha Técnica
fotografia: Eduardo Carvalho
idealização: Livraria Cabeceira
projeto expográfico: Estúdio Guega
impressão: Chris Kehl
montagem: Install
projeção de vídeo: Alldone Eventos
fotos e vídeo da abertura: Beware Collective