mostra canoar

Canoar foi a mostra de fotografias do biólogo Eduardo Carvalho, que revelou o universo da expedição em canoa canadense por rios brasileiros, que aconteceu na livraria Cabeceira, em São Paulo. O desafio do projeto expográfico foi fazer o visitante mergulhar no universo das expedições, que Eduardo e seu grupo de amigos fazem há cerca de vinte anos, num espaço expositivo de 42 m2 disponível no mezanino da loja. A solução foi ocupar todos os espaços livres da livraria.
No vão de pé-direito duplo, bem no meio da loja, pendurou-se uma canoa canadense, que pareceu encaixar-se perfeitamente na geometria da arquitetura, para ser apreciada por diversos ângulos, da entrada da loja ao mezanino.  As paredes do mezanino foram todas ocupadas com 26 fotografias, de diferentes tamanhos, cuidadosamente escolhidas para contar um pouco da história dessas expedições aos visitantes
As áreas externas também foram aproveitadas. No jardim dos fundos da loja, próximo à seção de literatura infantil, foi criado o jogo Roda d’água. Uma roleta que convida as crianças a conhecerem, de uma forma divertida, as maravilhas e os perigos de uma canoagem.  Na abertura da mostra, a vaga de carros foi interditada e um vídeo feito com a edição de fotografias tiradas de dentro da canoa, sempre do mesmo ponto de vista, com diferentes paisagens, foi projetado na empena externa lateral, fazendo o espectador sentir-se parte da expedição.


Ficha Técnica
fotografia: Eduardo Carvalho
idealização: Livraria Cabeceira
projeto expográfico: Estúdio Guega
impressão: Chris Kehl
montagem: Install
projeção de vídeo: Alldone Eventos
fotos e vídeo da abertura: Beware Collective